14 de março de 2010

Alfa e as estações do ano

Era uma vez um ser do Planeta do Conhecimento que se chamava Alfa. Alfa era diferente de todos os humanos; tinha pele amarela com manchas vermelhas na cara, olhos brilhantes e um grande sorriso, as orelhas eram antenas com bolinhas na ponta, tal como o seu chapéu vermelho. Usava um fato muito janota: camisola vermelha e branca com uma enorme letra A no centro e uma estrela e botas altas cinzentas. Na mão trazia um lápis azul que usava para ensinar coisas novas aos seus alunos Sabichões. Alfa era professor e Sabichões eram os habitantes do Planeta do Conhecimento.

Certo dia, Alfa viajou numa nave espacial até ao Planeta Terra. Quando aterrou chovia e fazia Sol e surgiu um arco-íris. Alfa ficou muito surpreendido com aquela “nuvem estranha às cores” que via no céu.

- Que bonita nuvem! Donde virá e para onde irá? – interrogou-se ele.

Decidiu ir à procura do fim daquela “nuvem”, mas nunca mais o encontrava e regressou ao local de chegada.

Ao longe, viu uma casa muito grande e imensas crianças a brincar no jardim. Aproximou-se e leu uma placa que estava junto de um portão cinzento: CENTRO EDUCATIVO DE CONDEIXA-A-NOVA. Resolveu entrar, subiu as escadas e bateu à porta da sala 2. Era a sala de aula do 1ºB.

Os alunos ficaram espantados com aquele senhor de aspecto tão estranho mas tão simpático, que estava ali à sua frente.

A senhora professora reconheceu-o e disse:

- Meninos, este senhor é o Professor Alfa. Vem do Planeta do Conhecimento para nos ajudar a conhecer melhor as estações do ano.

Todos os meninos aplaudiram e logo ficaram muito atentos às suas explicações.

-A Primavera está quase a chegar. A Primavera é a estação das flores, … - dizia o professor Alfa.

Depois da sua aula sobre as estações do ano foi a vez de os alunos o ensinarem acerca daquela “nuvem colorida” que ele desconhecia.

- Um arco-íris?! Até a palavra é bonita! Afinal não foram só os meninos que aprenderam comigo. Eu também fiquei a saber o que era um arco-íris. Obrigado!

Despediu-se com um sorriso de antena a antena e prometeu voltar quando chegasse a nova estação do ano: A PRIMAVERA.



4 de Março de 2010 Texto Colectivo do 1ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário