14 de março de 2010

Um lince em perigo

Era uma vez um gato bebé especial, um gato- lince, que vivia num bosque com muita mata e giestas. Costumava brincar junto a uma estrada com pouco movimento.

Um dia, o Zico passou de carro e viu um gato bebé à beira da estrada. Pediu aos Pais para parar e saiu do carro. Agarrou o gato, levou-o para casa e adoptou-o.

Já em casa, os Pais do Zico repararam que o gato tinha manchas e pêlos compridos nas orelhas, era diferente dos outros gatinhos. Disseram isso ao filho mas ele não acreditou.

Passaram-se dias e meses… o gato cresceu, estava a ficar um gato enorme e caçador.

Certa noite fugiu de casa para ir caçar na mata e não apareceu mais.

Nessa manhã, o Zico acordou e não viu o seu gato. Ficou preocupado com o desaparecimento e foi procurá-lo.

Depois de ter percorrido um longo caminho, avistou o gato que estava ferido na pata por uma bala. Tinham sido os caçadores.

Então o Zico levou-o ao veterinário, com a ajuda dos Pais, que os foram buscar de carro.

Quando lá chegou, o veterinário disse-lhe que o seu gato não era um gato, era um animal selvagem, um felino chamado lince-ibérico.

O Zico ficou triste porque pensou que ia ficar sem o seu grande amigo. Resolveu ir pô-lo no bosque onde o tinha encontrado. Mas, para sua surpresa, o lince foi atrás do carro porque já estava muito habituado ao dono.

O Zico olhou para trás e viu o lince. Pediu aos pais para pararem o carro mas o pai não lhe fez a vontade. Explicaram ao menino que o melhor lugar para o lince viver era o bosque, junto dos outros linces.

O Zico concordou, mas nunca mais se esqueceu da sua amizade por este gato-lince.

28 de Janeiro de 2010
Texto Colectivo do 1ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário