14 de março de 2010

As letras falantes



As letras do alfabeto encontraram-se na página de um livro de estórias e começaram a conversar:
- Olá, eu sou o a, a de avião. Avião que voa no chão.
- Olá, eu sou o b, b de bola. Bola que na calçada rebola.
- Olá, eu sou o c, c de cão. Cão que ladra ão…ão…
- Olá, eu sou o d, d de dado. Dado que joga o soldado.
- Olá, eu sou o e, e de erva. Erva que é verde relva.
- Olá, eu sou o f, f de faneca. Faneca que dorme uma soneca.
- Olá, eu sou o g, g de gato. Gato que usa sapato.
- Olá, eu sou o h, h de história. História que tem memória.
- Olá, eu sou o i, i de ilha. Ilha que ao Sol brilha.
- Olá, eu sou o j, j de janota. Janota que é a Popota.
- Olá, eu sou o l, l de lebre. Lebre que tem febre.
- Olá, eu sou o m, m de mota. Mota que parece uma bolota.
- Olá, eu sou o n, n de neve. Neve que é fofa e leve.
- Olá, eu sou o o, o de ovo. Ovo que é novo.
- Olá, eu sou o p, p de pata. Pata que vive na mata.
- Olá, eu sou o q, q de queque. Queque que rima com leque.
- Olá, eu sou o r, r de rato. Rato que é um chato.
- Olá, eu sou o s, s de sapo. Sapo que tem um grande papo.
- Olá, eu sou o t, t de teia. Teia que parece uma cadeia.
- Olá, eu sou o u, u de uva. Uva que cresce com chuva.
- Olá, eu sou o v, v de violeta. Violeta que tem uma borboleta.
- Olá, eu sou o x, x de xaile. Xaile que levo ao baile.
- Olá, eu sou o z, z de zangão. Zangão que pica o cão.
No final da conversa, as letras formaram o alfabeto e quando o Zeca chegou a casa, abriu o livro e leu a estória “As letras falantes”, cujos autores eram os alunos do 1ºB.

18 de Fevereiro de 2010 / Texto Colectivo do 1ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário