11 de março de 2010

A aventura do Caudinhas e do Laranjinha


O Caudinhas e o Laranjinha são dois peixes pequeninos e muito queridos que vivem nos aquários da sala do 1ºB.

Numa manhã de sábado, quando estavam sozinhos e tristes, combinaram ir explorar os arredores.

Para saírem do aquário, o Caudinhas saltou para junto do Laranjinha e ambos saltaram para o lavatório.

Ia começar a grande aventura…

Os dois peixinhos deram às barbatanas e à cauda e nadaram pelo cano até ao Rio Mondego. Desafiaram-se a fazer uma corrida até à praia da Figueira da Foz.

No caminho, encontraram muitas coisas nas águas do rio: uma bota furada e passaram lá por dentro, um pneu roto e rolaram aos trambolhões, um lápis perdido e escreveram uma mensagem no fundo arenoso “NÃO NOS COMAM, SOMOS PEIXINHOS DO AQUÁRIO DO 1ºB”, um barco naufragado e desapareceram por minutos no seu interior, e mesmo ao lado uma moeda que brilhava muito, e logo a seguir outra, e mais outra e ainda outra…tanta moeda de ouro!... Ali, à sua frente, estava um tesouro. Tiraram algumas moedinhas e levaram-nas na boca até ao mar. O primeiro a chegar foi o Caudinhas porque abanou a grande cauda mais depressa; o Laranjinha, já muito cansado, adormeceu no fim da viagem.

No dia seguinte, ao acordarem, sentiram uma enorme aflição… não conseguiam respirar, a água era salgada e eles só gostavam de água doce. Estavam quase a morrer quando um pescador amador, que passava junto às rochas, avistou uma poça de água que brilhava, aproximou-se e viu dois peixinhos pequeninos e algumas moedas de ouro e apanhou-os. Quando reparou que eram peixes de aquário, meteu-os num balde e levou-os para sua casa. O dia tinha corrido bem, tinha salvado dois peixinhos e aquelas moedas eram valiosas!

Já em casa, mostrou os peixes ao filho, o Mário, que os reconheceu logo:
- Olha o Laranjinha e o Caudinhas! Como é que vieram aqui parar?!
Os peixinhos ficaram felizes por terem encontrado de novo um dos seus amiguinhos. Deram cambalhotas e mergulhos de felicidade!
No dia seguinte, segunda-feira, o Mário levou-os para a Escola e os colegas ficaram muito admirados com aquela aventura dos seus dois peixinhos. Por onde teriam andado? E de onde teriam vindo as moedas?

25 de Fevereiro de 2009 / Texto Colectivo do 1ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário